terça-feira, 13 de setembro de 2016

Uma crença que pode impedir sua felicidade

Há uma crença que pode impedir que você seja feliz, por conta dela talvez você não se permita acessar a felicidade em sua vida. Essa é uma realidade que observo acontecer com muitos dos meus pacientes no consultório como psicoterapeuta e coach.

Fonte da imagem: Google

Por exemplo, a pessoa não consegue reconhecer as próprias qualidades, mesmo alguém elogiando, mesmo falando que ela é muito boa em algum aspecto, ela nunca está bem consigo. Ou, aquela pessoa que não valoriza as próprias conquistas, acreditando que nunca faz o suficiente.

A causa desse problema, dessa dificuldade, pode ser algumas dessas: a pessoa acredita que ela não merece ser feliz ou porque ela cometeu algum erro, ou porque ela acha que não é boa o suficiente ou porque ela foi muito maltratada na vida dela e isso a fez ter essa crença.


Fonte da imagem: Google
A solução para essa situação é mudar a forma como nos tratamos e dessa forma se permitir olhar para as próprias qualidades, valorizá-las e dizer sim para aquilo em que se é bom, mas, o importante é afirmar isso para si mesmo e não para o outro. Além disso, é necessário também, permitir-se valorizar as próprias conquistas, reconhecer o que conseguiu, coisas materiais e imateriais. 

Porque, muitas vezes, não conseguimos olhar para nossas conquistas e valorizá-las, nos prendendo no pensamento de não ter sido suficiente, não ter feito muito esforço. Assim, a pessoa cria na cabeça dela que precisaria de muito mais esforço do que ela fez para conseguir o que ela conseguiu. Dessa forma, se ela conseguiu e na cabeça dela foi fácil, então ela acredita que não merece.


Fonte da imagem: Google
Isso aconteceu com um paciente meu. Ele tinha conquistado várias coisas na vida dele, tinha saído de baixo e estava de frente para uma grande conquista, mas, nesse momento ele começou a ter várias dificuldades, problemas de insatisfação no trabalho, problemas de relacionamento, problemas de saúde. Com o trabalho psicoterapêutico, ele começou a perceber que a crença de que não merecia e o medo do que viria depois e ser uma pessoa totalmente diferente daquilo que ele conhecia até então estavam por trás do que ele sentia.

Assim, foi muito importante para seu processo de desenvolvimento pessoal, conseguir mudar suas crenças, perceber e reconhecer suas conquistas e qualidades,  porque ele teve a oportunidade de ver o quanto de esforço ele tinha feito ao longo da vida dele para chegar até onde chegou.


Felicidade


Isso acontece também com você? Se sim, é importante que você se permita ser feliz, pois você merece a felicidade e merece mais da vida. E se desanimar, pense, em meio a bilhões de pessoas em todo o mundo, porque a vida escolheria você para ser infeliz e se dar mal em muitas coisas?

Assim, se você não é feliz, reflita: o que você está deixando de fazer? O que você está fazendo que não está trazendo os resultados que você quer? Por que sua vida está do jeito que está?

Abraço, Julini.

Julini Araujo Santos - Palestrante e Coach de felicidade

Psicóloga - UFBA  (CRP 03/06705) Whatsapp - Palestras
Sanitarista e Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Hólon/EBMSP/SESAB 
Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA
Gestalt-terapêuta pelo Instituto de Gestalt-terapia da Bahia - IGTBa

Assista ao vídeo onde falo sobre esse tema, basta clicar na imagem abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões...

ARTIGOS